Praia de Dois Rios em Angra dos Reis

Praia de Dois Rios em Angra dos ReisA Praia de Dois Rios em Angra dos Reis, abrigou o Instituto Penal Cândido Mendes, conhecido como o Presídio da Ilha Grande. Palco de histórias cinematográficas como a fuga do traficante conhecido como “Escadinha”, que fugiu do presídio no ano de 1986 se agarrando à escada de um helicóptero que veio em seu resgate.

Também estiveram por lá presos ilustres como o escritor Graciliano Ramos e presos políticos, como Fernando Gabeira.

Outra figura lendária foi o preso conhecido como Madame Satã. Um travesti do bairro da Lapa que numa briga na noite boêmia, levou à morte o cantor e compositor Wilson Batista. Wilson, juntamente com Noel Rosa, propiciou uma das mais belas disputas musicais de seu tempo. Musicas como "Feitiço da Vila" e "Palpite Infeliz" foram feitas por Noel em resposta a provocações de Wilson Batista.

Após ser solto, Madame Satã trabalhou como cozinheiro num restaurante na Vila do Abraão e desenvolveu algumas receitas de muito sucesso. Uma moqueca de peixe com molho de coco ganhou seu nome e é até hoje encontrada em restaurantes na vila do Abraão.

Faleceu livre, na Ilha, há mais de 10 anos. Por muitos anos era comum mensagens nos rádios marítimos VHF informando fuga de presos e indicando as precauções necessárias, tais como não ancorar a menos de 200 metros da Ilha. Isso permitiu uma exploração menos predatória do turismo.

Por ironia do destino a preservação que o presídio proporcionou deu tempo para que o homem “civilizado” tomasse mais consciência da natureza que existe a sua volta. Hoje em dia, mais que há poucos anos, o turismo é desenvolvido com mais respeito ao meio ambiente e o turista antes de querer "ter", quer ter "estar".




  Sobre o EncontraAngradosReis
Fale com EncontraAngradosReis
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Angra dos Reis no Facebook siga o Encontra Angra dos Reis no Twitter Encontra Angra dos Reis no Google+


Termos EncontraAngradosReis | Privacidade EncontraAngradosReis